Joana Magalhães
   
(1982, Porto, PT)

É uma artista multidisciplinar baseada no Porto.
É co-diretora artística da Plataforma UMA, coletivo dedicado à criação, programação e curadoria.

                                  
Info
Instagram
Email

 






SUPERMERCADO
 



Mala Voadora Porto, Dezembro 2023
Instalação-performance  





SUPERMERCADO foi um dispositivo criado para o espaço da Mala Voadora Porto, resultante da exploração da tríade arte-valor-tecnologia. Resultou na apresentação de uma exposição, duas peças de video-arte, um mapa, duas instalações e uma coleção de NFT’s que se desdobra numa BD e numa coleção de postais.





SUPERMERCADO apresenta:
01.

INCLUSÃO 
vídeo criado para o espetáculo PILOTO, da Plataforma UMA, expropriado por Joana Magalhães

Intérprete
José Capela

Edição de vídeo
Vasco Mendes

02.

REAL IDADE 
Vinyl autocolante sobre parede; notícias expropriadas do Jornal Público referentes ao caso dos nfts, entre 2021 e 2023; video expropriado de um magnata méxico-americano 

Concepção
Joana Magalhães

03.
CASA  
tenda Quechua de tecido estampado com imagens apropriadas/ roubadas/ expropriadas de marcas famosas, símbolos do capitalismo e do extrativismo colonial; livros expropriados da artista; vídeo expropriado da plataforma Super Rare, contendo a entrevista à artista digital Krista Kims

Concepção
Joana Magalhães
04.

SUPERMERCADO ready made expropriado da fábrica Avedol; vídeos expropriados do youtube; arte não- visível expropriada do Museum of Non-visible Art; coleção de NFT’s com o nome DECENTRALAND

Concepção
Joana Magalhães 

Construção
Cristóvão Neto 

Produção
Susana Paixão 

Design Gráfico
Diana Ferreira

NFTS
Daniel Assunção e Nelson Duarte (Girina Studio)
Maria Morais e Rita Comedida 


Web design e especialista NFT 
Francisco Quintas (Cosmic Burger)

05.
EXIT THROUGH THE GIFT SHOP 
postais e expositor de postais; título expropriado do filme Exit through the gift shop, sobre a obra do artista e ativista Banksy, que é também uma crítica mordaz à mercantilização da arte. 

Concepção e história BD
Joana Magalhães 

Ilustração
Maria Morais e Rita Comedida 

Modelação 3D
Daniel Assunção e Nelson Duarte (Girina Studio) 

Design Gráfico
Diana Ferreira







A Ficção SUPERMERCADO é uma ficção terapêutica para consumidores num mundo pós- capitalista. Foi criado depois da catastrófica queda dos NFT’s em 2023, que originou um abalo sem precedentes na credibilidade, junto à opinião pública ocidental, da função vitalizadora da especulação na manutenção de um sistema capitalista robusto e imortal. 

Cumpre dois objetivos urgentes: 

• a suavização da sintomatologia de privação de consumo; 
• a descolonização da função especulativa. 

Para cumprir estes objetivos, cria um espaço seguro onde os pacientes podem sublimar os seus impulsos consumistas e, ao mesmo tempo, exercitar a sua função especulativa fora do contexto de toxicidade imobiliária e financeira. Apresenta várias obras de arte, criadas por diferentes artistas, com objetivos específicos. Para uma verdadeira cura, os doentes devem experienciar todas elas. 

01.
INCLUSÃO


Apresenta 4 variações do mesmo vídeo. Utiliza linguagem paradoxal apropriada/ roubada/ expropriada/ mixada de pessoas artistas digitais famosas, consórcios de tecnologia virtual, empresas de energia verde e de políticos de diferentes quadrantes. Através da linguagem paradoxal, são 

instaladas, na mente dos doentes, mensagens subliminares que alimentam quer a linguagem capitalista, quer ideias de comunidade, liberdade, democracia e ecologia. 

02. 
REAL IDADE 

Apresenta o curto percurso de ascensão e queda dos NFTs, publicado no Jornal Público entre 12 de Março de 2021 e 23 de Setembro de 2023. Com esta exposição, pretende-se que os doentes construam uma narrativa que suporte o seu sentimento de perda. O luto deve ser coadjuvado com narrativas reais que o suportem, devolvendo-lhe significado. 

03. 
CASA 

Um ready-made que apresenta uma tenda que atingiu o top de vendas da Decathlon no ano de 2023, em plena crise de especulação imobiliária. Os doentes podem habitar a tenda e perceber que nem tudo é mau no contexto atual. As marcas estampadas servem para dar um sentimento de conforto aos consumidores, proporcionando-lhe um cenário reconhecível. O vídeo apresenta a Mars House, a casa virtual mais cara do mundo à data, concebida pela artista Krista Kims e utiliza, também, linguagem paradoxal. 

04.
SUPERMERCADO 

Apresenta a reconstrução de um supermercado à escala, uma cópia concentrada de um supermercado comum, reduzido a dois corredores e a uma linha de caixa, instalado numa black box. Este é o local de imersão e de role-playing, onde o consumidor pode efectivar os seus impulsos mais mórbidos de consumo. No entanto, o sistema está montado de forma tão pouco acessível que a maior parte dos participantes não consegue finalizer o processo de compra. Este supermercado vende arte digital (NFTs) e arte não visível, duas formas artísticas já extintas, mas que potenciam o exercício da especulação. Pode ainda fazer parte da comunidade online do Supermercado, embora privilegiemos outro tipo de encontro. 

05.

EXIT THROUGH THE GIFT SHOP 

Esta instalação expõe uma coleção de postais, réplicas físicas da coleção de NFTs vendida pelo SUPERMERCADO. Os postais, ao contrário dos NFTs, são gratuitos e podem ser levados para casa. São outro paradoxo. A coleção de 50 postais, com o título DECENTRALAND, apresenta uma história de fantasmas alegórica ao mise en abyme capitalista. DECENTRALAND é uma palavra expropriada de um jogo de grande sucesso em 2023. 





Direção artística 
Joana Magalhães

Ilustração
Maria Trama e Rita Comedida

Modelação 3D
Daniel Assunção e Nelson Duarte (Girina Studio)

Web design e especialista NFT
Francisco Quintas (Cosmic Burger)

Design gráfico 
Diana Ferreira

Produção executiva
Susana Paixão

Execução de cenografia
Cristóvão Neto 

Apoio à residência
CCVF - Centro de Residências de Candoso 
e Circolando - Central Elétrica, Crl 







Apoio à produção Plataforma UMA projeto financiado pela
República Portuguesa - Direção Geral das Artes e Mala Voadora - Bolsa Artistas DOURO